CONTADOR DE VISITAS

sexta-feira, 21 de maio de 2010

NINJUTSU- HISTÓRIA, SÍMBOLOS, ARMAS, CONDICIONAMENTO FÍSICO.

NINJUTSU














O caractere principal nin (忍) é composto por 2 grandes caracteres. O caractere superior ha (刃) significa "fio da espada", e o caractere inferior kokoro (心) significa "coração" ou "alma". O caractere 刀 significa "espada" ou "lâmina". Juntos, eles significam "furtivamente", "secretamente", "treinamento" e "perseverança". Jutsu (術) significa "arte" ou "técnica". Pō (法) significa "conhecimento" e "princípios" quando encontrado com o prefixo nin que carrega o significado da arte ninja, ordem máxima do Ninjutsu. A visão popular é que Ninjutsu significa apenas "segredo" e "invisibilidade". No entanto, os praticantes dessa arte utilizam-no para suportar todas as dificuldades da vida.

















Há milhares de anos, foi desenvolvida uma arte completa: a união da mente, corpo e espírito na mais perfeita harmonia. Uma arte que treina a mente a atender o corpo e ensina o corpo a ouvir o espírito, resultando em maior qualidade de vida para quem pratica.

O Ninjutsu não tem relação com instinto assassino! A técnica, ou a arte, consiste no equilíbrio do homem com a natureza, e no aperfeiçoamento do ser humano, superando a si mesmo, e disciplinando todo o seu ser, na busca da perfeição do espírito.














No fim do período Heian, em 1185, o enfraquecimento do governo central japonês foi tal que gerou constantes conflitos entre senhores feudais e líderes religiosos disputando o poder e criando o perfeito cenário para o uso de espiões e assassinos para eliminar adversários políticos. Assim raiou uma era de convulsão política chamada Período Kamakura (1192-133), também conhecida como a era dourada do ninjutsu. A ditadura militar chamada “Shogunato” nasceu durante este período, sendo o imperador mera figura decorativa para o país. Junto com o Shogunato, o guerreiro samurai ascendeu ao poder assim como sua religião, o Zen Budismo que fixou o alicerce da cultura samurai. Contudo os samurais e os ninjas estavam em extremos opostos da balança, pois a utilização de agentes ninjas com seus talentos especiais, bem conhecidas por alguns daimyo (senhores feudais) parecia ser a solução ideal para estes se livrarem de seus oponentes. Governando suas áreas e fazendo suas próprias leis, os senhores feudais deixavam seus postos para irem à guerra, deixando seus fiéis samurais assegurando o cumprimento de suas ordens.



Devido à demanda de informações sobre movimentos de tropas, o uso de espiões ninjas tornou-se lugar comum, pois suas táticas resultavam na informação certa ao ouvido certo.

Logo os senhores feudais descobriram que um ou dois agentes ninjas além de barato colhiam mais informações do que um exército inteiro de samurais. Sob a proteção da escuridão ou disfarçados de sacerdotes, eles moviam-se livremente pelas fortalezas do inimigo reunindo informações sobre tudo. Num curto espaço de tempo, os ninjas se tornaram essenciais para o serviço de inteligência e logo progrediram para o assassinato.





Vários generais imaginavam que se um agente ninja penetrasse fundo nas linhas inimigas, tendo acesso ao acampamento ou castelo, e matasse em silêncio o comandante do exército, deixando aquele adversário sem líder, ele seria vencido sem jamais confrontar-se num campo de batalha e resultaria em grande economia tanto financeira como em vidas humanas. Assim nasceu o assassino da noite ninja, o guerreiro das sombras. Na era dourada do ninjutsu, os clãs ninjas floresceram em cerca de 70 escolas de setores (ryu), cujas principais fortalezas centravam-se na área das províncias de Iga e Koga. Conhecidos como shinobi, cada clã praticava uma especialidade de espionagem e uso de certo armamento que eles mantinham em segredo e transmitiam através de gerações só aos membros de sua própria família. Por exemplo, o koppojutsu, uma técnica de quebrar ossos era a favorita do clã Koto. A família Fudo desenvolveu um implemento de arremesso em forma de estrela chamado shuriken. A espionagem em escala elaborada era a marca do clã Kusonoki e o grande clã Togakure adotou a shuko e tetsubishi (garras de escalar e apoio de escalar para os pés.












Em Iga, as duas maiores famílias, Hattori e Oe governavam conjunta- mente, enquanto em Koga governavam os clãs Mochizuki, Ukai e Nakai. Pelo século XIV, tendo crescido em grande número, tornaram-se grandes adversários do governo, O próprio nome ninja começou a por medo nos corações da aristocracia, pois eles surgiam em massa e assassinavam o daimyo que estivesse contra eles derrotando seus exércitos com facilidade. A disputa pelo poder entre famílias de nobres e samurais no governo da família Ashikaga, levou o Japão a uma inevitável guerra civil em 1500. Os próximos cem anos viram os clãs ninjas infiltrarem-se em todas as áreas econômicas e do governo.













Shinobi (忍び ou しのび), também conhecidos como Ninja (忍者 ou ニンジャ).
Era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Kōga, no Japão. Eram conhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV. Forneciam serviços em troca de pagamento, e seus trabalhos envolviam espionagem, assassinato, sabotagem, dentre outros. Eram isolados e viviam uma espécie de contracultura da época, pois os locais onde habitavam eram de difícil acesso, tornando-se reduto de chineses e coreanos refugiados das guerras, bem como de antigos clãs samurais. Isto proporcionou a estas famílias ninjas gerarem uma cultura extremamente sincrética. Ninjas eram mais eficientes em infiltrações (armadilhas, armas ocultas, inteligência) do que no combate em campo aberto, ao contrário da crença popular.













KUNOICHI  - A MULHER NINJA.













As mulheres desempenharam um papel muito importante para os clãs ninja do passado. Conhecida como Kunoichi, o ninja feminino poderia freqüentemente usar sua própria feminilidade a ficar muito perto do inimigo. Usando uma guerra psicológica e de manipulação de mente, como armas, a kunoichi poderia chegar perto o suficiente para envenenar a vítima sem deixar rastro.












Foram treinadas em uma variedade de armas, à semelhança do ninja, mas por causa das diferentes situações que teriam que enfrentar, algunas pequenas armas de curta distância foram utilizadas mais frequentemente. As Armas, como pós cegantes, venenos, adagas, corda e até mesmo o leque, muitas vezes eram utilizados, porque, poderiam ser usadas de perto e seria fácil de transportar, e sem ser visto































TAI NIN – CONDICIONAMENTO FÍSICO DOS NINJAS.

















O praticante tem que reeducar o corpo e organizá-lo, para conquistar a liberdade de movimentos”. Além das técnicas de sobrevivência, quem pratica o ninjutsu conquista, também, uma série de benefícios físicos e mentais. Dessa forma, conquistam a autoconfiança e tornam-se pessoas melhores” Ao participar das aulas, os alunos também têm uma melhora na postura, coordenação motora e equilíbrio.

Pessoas que sofrem de ansiedade, estresse e depressão também encontrarão ajuda praticando o ninjutsu. “Aqui a pessoa começa a se sociabilizar, a ser mais forte e a encarar os medos, pois adquire confiança. Ela aprende a lidar com a força e com a dor, que fazem parte do nosso dia-a-dia”




















É importante salientar que a prática de Ninjutsu independe de sexo, qualquer pessoa pode praticar, desde que tenha autorização do seu médico ou responsável, e possua boas condições clínicas de saúde.



Queima 950 calorias por hora-aula

Aumento da visão periférica

Melhora de 100% a coordenação motora

Aguça todos os reflexos

Aumento nas condições aeróbicas, anaeróbicas e respiratória (ajudando assim no tratamento de bronquites, asma, renite, e outras alergias e doenças respiratórias).

Tonificam todos os músculos.

Reeducação da postura.

O TAI NIN TAMBEM PODE SER APLICADO A QUALQUER IDADE. BASTA DISPOSIÇÃO.










AQUI UM GRUPO DA MELHOR IDADE. COM A MAIOR DISPOSIÇÃO. PARABENS PELA GARRA DISPOSIÇÃO E DETERMINAÇÃO.

ARMAS NINJA







Se ele é um expert em combates a mãos nuas, o Ninja é também um guerreiro astuto que geralmente não se desloca sem uma bateria completa de acessórios. Antes de mais nade ele possui um sabre, o Ninja-To, mais curto que o Katana dos Samurais, com uma lâmina reta. De fato, esse sabre é carregado nas costas e não na lateral, permitindo o deslocamento por entre as moitas, a natação ou a escalada de uma muralha












A fora sua guarda quadrada que pode servir para se agarrar a uma viga e assim desaparecer momentaneamente, o sabre possui diversas particularidades. A sua extremidade é na verdade desmontável e possui um sólido punhal. A própria bainha possui uma zarabatana que pode servir para lançar dardos envenenados.


















A segunda arma do Ninja é o Shoge, essa estranha foice de lâmina dupla, dotada de um cordão bastante longo (diz-se que ele era feito de cabelos trançados de mulher), lastreado por um grande anel de ferro na sua extremidade. O Ninja lançava essa peça bastante pesada no rosto de seu adversário ou enrolava o cordão ao redor de uma parte qualquer do seu corpo para atirar esse adversário ao solo e liquidá-lo.













O Kusarigama tinha aproximadamente o mesmo uso, com a diferença que o cordão era uma corrente de aço que podia deter os golpes de sabre. A peça de aço na extremidade dessa corrente era freqüentemente alojada no cabo oco dessa arma.

O Sho-shin-bô era uma arma bastante pesada empunhada através de um anel e que tinha pontas intercambiáveis; pontas redondas para tontear ou desmaiar o adversário, pontas aguçadas para atravessá-lo. Um ataque com as costas dessa arma podia sem problemas quebrar uma lâmina de katana.

Todos conhecem o Nunchaku e seu manejo. Cada Ninja possuía um conhecimento completo das armas que chamamos atualmente Kô-budô, quer dizer, bastões longos ou curtos, arco, sai, tonfa, etc.


Ele sabia também empregar os objetos do cotidiano para servir como armas, assim como remos de barcos ou pauzinhos para comer arros. Nas dobras do seu vestuário, o Ninja transportava um bom número de pequenos objetos mortais sendo que os mais conhecidos, são Shurikens, pequenos dardos a serem lançados de perto, e os Shakens, as “cartas da morte ‘ cujas formas são incontáveis. Lançados em revoadas, essas cartas da morte podiam incutir a perturbação nas tropas do atacante. Essa arma, facilmente dissimuláveis na palma da mão eram invisíveis para o inimigo e podiam ser lançadas em todas as direções numa cadência acelerada o que as fazia objetos mortais de grande eficácia. No entanto, o seu manuseio requer muito treino para que se obtenha uma boa precisão e o trabalho com um alvo será longo, mas benéfico no final das contas.

TIPOS DE ESPADAS





















A grande maioria das espadas japonesas legítimas foi feita artesanalmente e sob encomenda, adequando-se a características e necessidades pessoais. Isso faz com que nenhuma espada seja exatamente igual a outra, e que nenhuma padronização de medidas tenha sido aplicada com absoluta precisão, mesmo quando houve produção maciça de katanás.

Espadas japonesas são medidas em unidades de shaku (1 shaku mede aproximadamente 30,3 centímetros), ou 10/33 metros. Também existem as medidas sun (um décimo de shaku), bu (um centésimo de shaku) e rin (um milésimo de shaku).

- Chisa-kataná: é uma kataná média, medindo entre 60 e 70 cm (um pouco mais longo que a wakizashi, mas mais curto que a kataná).

- Daitõ: nome que se dá a qualquer espada longa, com lâmina medindo mais de 2 shaku (mais de 60 cm).

- Daisho: nome que se dá ao conjunto de uma kataná com uma wakizashi (duas espadas de samurai similares, diferentes apenas no comprimento).

- Kataná: espada curva com ponta em forma de cunha, empunhadura longa para duas mãos e lâmina comprida com corte unilateral, medidindo em média de 60 a 70 cm, podendo ser mais longa. Ideal para rápidos golpes de corte e resistente, foi adotada pela classe guerreira (bushi).

- Kodachi: é a tachi curta, com lâmina que mede mais de 1 shaku e menos de 2 (entre 30 e 60 cm).

- Kozuka: pequena e fina faca utilitária, feita para se encaixar entre a saya (bainha) e a tsuba (guarda, placa redonda chata e vazada para proteger as mãos) de uma kataná. Seu cabo trabalhado serve de complemento decorativo da saya.

- Naginata: espada curta montada num cabo longo, lança. Também chamada de yari.

- Nodachi: kataná extraordinariamente longa, chegando a medir 3 shaku (90 cm), que é carregada nas costas. É o mesmo que õdachi.

- Sai: tridente com lâmina central mais longa que as lâminas laterais, usada para deter golpes de um adversário com uma kataná. Dela deriva o jitte, cassetete fino de metal sem ponta viva, com um gancho no lugar do copo da empunhadura, usada por policiais na Era Edo (1603-1867).

- Shotõ: nome que se dá a qualquer espada curta, com lâmina medindo mais de 1 shaku e menos de 2 (entre 30 e 60 cm).

- Tachi: refinada espada pronunciadamente encurvada de ponta dupla, com corte de um só lado da lâmina. Longa (75cm em média), usada pendurada por correntes com uma cinta, esse tipo de espada foi adotada pela alta aristocracia a partir do séc. VII.

- Tantõ: adaga; lâmina com menos de 1 shaku (30 cm). Usada em suicídio ritual.

- Tsurugi: espada de dois gumes e ponta dupla, similar às espadas ocidentais antigas, feita no Japão na Antigüidade. Seu formato e forma de fabricação baseavam-se em modelos e técnicas da China.

- Wakizashi: é a kataná curta, medindo de 30 a 60 cm.

CLASSIFICAÇÃO HISTÓRICA DAS ESPADAS JAPONESAS

Espadas japonesas, de acordo com a época em que foram produzidas, são classificadas nos períodos abaixo descritos. Há porém discrepâncias entre as datas exatas do período de abrangência de tais períodos, que variam de acordo com a fonte de informação ou autor. A classificação a seguir consta da "Japan Encyclopedia" de Louis Fréderic, publicada pela Universidade de Harvard.

- Jokotõ: "espada antiga"; engloba espadas manufaturadas até meados da Era Heian (794 -1192), por volta do ano 900. Também é chamado de período Chokutõ.

- Kotõ: "espada velha"; espadas feitas entre o ano 900 até o final da Era Muromachi (1333-1573)

- Shintõ: "espada nova"; as que foram manufaturadas do início da Era Azuchi-Momoyama (1574-1603) a meados da Era Edo (1603-1867), por volta de 1804.

- Shin-shintõ: "espada novíssima", ou "espada moderna"; classificação genérica para todas as espadas feitas a partir de 1804.

- Fukkõtõ: "espada do ressurgimento"; especifica espadas feitas de 1804 ao fim da Era Edo (1867).

- Kyûshintõ: espadas feitas do início da Era Meiji (1868-1912) a 1937, quando se inicia a intervenção na China, ano que os japoneses consideram o início da 2ª Guerra.

- Shinguntõ: "espada do exército"; feitas de 1937 a 1945 (fim da 2ª Guerra Mundial) para o exército.

- Kaiguntõ: "espada da marinha"; feitas de 1937 a 1945 (fim da 2ª Guerra Mundial) para a marinha.

(obs.: tanto as "espadas do exército" como as "espadas da marinha" são classificadas genericamente como Guntõ, "espadas das forças armadas")

PARA SABER MAIS VEJA O VIDEOS E CONSULTE UM ESPECIALISTA AQUI EM CURITIBA MESMO.


Edson Suemitsu Katana Kaji.

http://www.youtube.com/watch?v=3New2XaX6ME

ORKUT :

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3220740897120416903
E-MAIL : suemitsu.no.katana@gmail.com

Katanas artesanais, testadas e aprovadas pelos mestres Koichi Kashiwaya e Tadao Ishikawa.


A rigor, toda e qualquer arma pode ser utilizada na prática do ninjutsu - inclusive objetos comuns como um guarda-chuva, um lenço, uma chave de fenda, etc. O que importa ao praticante é a capacidade de vencer o oponente em uma luta, independente de modo justo ou injusto. Apesar desta característica, algumas armas foram associadas à figura do ninja, sejam por motivos históricos, seja pelo ideário envolvendo esses personagens. E elas anteriormente eram ferramentas usadas no plantio que evoluiram; Segundo historiadores os camponeses precisavam se defender dos samurais que vinham cobrar impostos, surpreendendo-os de alguma forma. Algumas delas são:

• Ninja-to: (Pronuncia-se tô)espada pequena e reta.

• Tanto: Faca japonesa.

• Wakizashi: espada curva, similar à katana, porém menor.

• Boken: Espada de madeira para treinos.

• Kama: uma pequena foice, inicialmente uma ferramenta utilizada para a colheita de cereais. Passou a ser usada como arma pois podia ser carregada por qualquer pessoa, sem despertar suspeitas, já que seu uso por agricultores era comum.

• Kodachi: espada pequena semalhante á wakizachi, mas sem guarda, cabo um pouco maior e mais curva

• Kusarigama: uma Kama cujo cabo era acoplado a uma corrente, em cuja extremidade havia um peso de metal, usado para desarmar o oponente sem matá-lo.

• Kyoketsu Shoge: Similar a kusarigama, corrente e arco metálico.

• Shuriken: Estrela de arremesso

• Shaken: Dardo de arremesso.

• Bo: Bastão longo (aprox. 2 metros).

• Hanbo: Bastão curto (aprox. 1,50 metro).

• Tanbo: Dois bastões de madeira pequeno, para ataque e defesa.

• Te yari: Lança pequena com gancho.

• Yari: Lança com aproximadamente 2 metros.

• Naginata: Bastão com facão (Alabarda).

• Kama yari: Bastão longo com foice.

• Yumi ya - Kyudo: Arco e flecha (Arte de arremessar).

• Fukiya: Zarabatana

• Say: Tridente (Utilizado para lutar contra espada).

• Tonfa:Arma de madeira usada por agricultores para defesa.

• Fukumi Bari: Pequenas agulhas de arremesso, sopradas com a boca.

• Shikomi Zue: Cajado de madeira com espada camuflada.

• Shinobi Zue: Bastão com corrente camulfada.

• Tessen: Leque metálico (utilizado por mulheres)

• Tetsubishi: Cravo em forma de piramide, utilizado em perseguição.

• Kaginawa: Corda com gancho em cruz, utilizado para escalar casas e muros.

• Musubinawa: Corda com um único gancho, utilizada para escalar.

• Shinobi Kumade: Corda utilizada para escalar, utilizando-se um gancho em formato de garra.

• Kemuridama: Bomba de fumaça negra, explosiva ou cegante.




KANJI





















Como pode ser visto ao lado, na foto tirada de um quadro no Museo do Ninja – Japão.

Escrita Secreta Ninja
Antes dos kanji chineses serem trazidos para o Japão, já existia kanji originais muito antigos.

Estes kanji já não eram mais usados, e assim ninguém poderia os ler no periodo de guerras, quando o Ninja prosperou. É verdadeiramente notável que os kanji eram da sabedoria Ninja, que os utilizaram como escrita




Entrevista com o Sensei Paulo Roberto:














Sensei Paulo recebendo  diploma e certificado do Conseg, policia militar, e Guarda municipal, reconhecendo seu trabalho e esforço. (terno azul,ao lado esquerdo do policial militar).







AQUI O RECONHECIMENTO DO PREFEITO EM EXERCÍCIO. DO CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA, E COMPROMETIMENTO. PARABENS PAULO ROBERTO.





















TAMBEM ATUANDO EM AÇÃO SOCIAL. EM PROJETOS DA PREFEITURA. ACREDITANTO NAS CRIANÇAS E NO FUTURO.
























Como o Sensei Paulo conheceu o Ninjutsu, e se já praticou outras artes marciais?

Sensei Paulo: Conheci o Ninjutsu através do Sensei Satoshi Fujiwara aos 7 anos (em 1976), em um torneio de judô, o mesmo ensinava o estilo Fujiwara Ryu, não aberto ao publico, além do judô, pratiquei Kung Fu ( 12° Grau), Karate ( 5° Dan ), Jujutsu ( 2°Dan), em 1999 entrei para a Bujinkan (5° Kyu), em 2002 para Genbukan (1° Dan), e atualmente na Budokan Ninpo Latino América (4° Dan).



De quem foi a principal influência para o Sensei praticar o Ninjutsu?

Sensei Paulo: Do Sensei Fujiwara, o mesmo me estimulou demonstrando as evasões, fugas, a extrema velocidade/previsão que o Ninjutsu apresenta, além é claro da ausência de força na pratica do mesmo.












Como o Sensei define a BUDOKAN NINPO LATINO AMÉRICA, e quais os sensei que fazem parte?

Sensei Paulo: A Budokan Ninpo, é uma organização que busca os valores reais do Ninpo, buscando a seriedade em seu trabalho.

Esta tem como principais integrantes, Sensei Marcelo Gularte, Sensei Paulo Roberto, e Sensei Luis Astorga (fundadores da instituição).




















Poderia falar um pouco da BUDOKAN NINPO BRASIL, e quais os projetos para o futuro?

Sensei Paulo: Os planos de estudos da BUDOKAN se concentram na essência do ninpo e nas situações da atualidade passando por cima dos interesses financeiros.

Temos o objetivo de manter a integridade da tradição dos Ninjas, retratando com fidelidade o Ninjutsu tradicional, e assim alcançar a iluminação, a consciência e a defesa do corpo, mente e espírito.

Ninjutsu.com.br: Sua Ryu esta presente somente no estado do Paraná, ou existem projetos em outros estados?


Sensei Paulo: No Brasil, estamos por enquanto somente no Paraná, mais temos projetos para ampliação da organização em diversos estados, dos quais mantemos contatos com vários Senseis, o intuito e desenvolver o Ninjutsu, de uma forma justa, mantendo a integridade da arte.












Como é desenvolvido o treinamento, e quais as técnicas utilizadas?



Sensei Paulo: No começo através dos exercícios para 10° Kyu, os alunos testam e desenvolvem a coordenação motora, o auto controle, e outros requisitos primordiais para a pratica do mesmo, vale ressaltar que o Ninjutsu é aberto para todos, mais nem todos são abertos para Ninjutsu, é uma arte marcial que seleciona seus praticantes.

Dentro das especialidades, posso citar, Jujutsu, Taijutsu, Kenjutsu, Bojutsu, Sagueojutsu, Kusarijutsu, Hensojutsu, Kijutsu.


Como é feito o sistema de graduação na Budokan?

Sensei Paulo: Após de 6 meses na instituição o aluno (até o momento faixa branca e 10° Kyu) tem a permissão para realizar o exame para faixa verde, 9° Kyu, após isso o mesmo se mantem na faixa verde até o 1° Kyu ( a diferença fica em marcações pretas nas faixas), antes de virar faixa preta (shodan 初段).

Ninjutsu.com.br: Ha cada dia aumenta o número de pessoas que procuram as artes marciais como forma de defesa pessoal. Qual a sua opinião sobre isso?


Sensei Paulo: Conforme a nossa atual sociedade, virou uma questão de sobrevivência, além da violência, temos o stress do dia-a-dia, as artes marciais viraram um reduto, e uma preparação para esse mundo caótico, é dever do homem defender sua família, e seus interesses, usando o que tiver ao seu alcance. "Quando a arma que mata, defende a liberdade e o direito de viver. Os santos choram, mas não acusam!" (BOPE- RJ)



Ninjutsu.com.br: Qual mensagem o Sensei Paulo deixa para quem esta começando?

Sensei Paulo: Treinem duro, não desanimem, perseverem! Se espelhem em seus professores, e usem o Nin para persistir sobre qualquer adversidade!

Não usem as pessoas como degraus para atingir seus objetivos, pois os degraus nem sempre poderão ser firmes quanto você.



Agradecimento:

O site agradece ao Sensei Paulo, por esta contribuição de grande valor, não só para o site, mas sim, para todos que admiram o Ninjutsu. Não deixe de acessar http://www.budokan-ninpo.com.br/, ou se preferir entrar em contato com o Sensei Paulo: E-mail:contato@budokan-ninpo.com.br



AVISO IMPORTANTE

O site ninjutsu.com.br respeita todos os estilos, ryu ou linhagens de ninjutsu. Portanto, temos como objetivo principal informar sobre todos eles, e não apenas divulgar determinada Ryu, e nem tão pouco dizer qual delas é a melhor.

É necessário que cada um veja o verdadeiro significado dessa arte milenar, o ninjutsu!

Obrigado pela atenção!




Termos (glossário).


Aiki-jutsu - tipo de jujutsu, baseado no uso de energia interior "ki"

Aite - adversário

Atemi - atordoar o adversário para a instalação de um combo

bakufu/xogunato - governante militar do Japão feudal

Bo ryaku - Estratégia

Budo - um nome único para artes marciais

Bushi - Guerreiro

Chi mon - desempenho no campo

Chikairijutsu - penetrar a linha do inimigo

Chitonjutsu - usando os elementos para escapar

Choho - espionagem

Chunin - agente

Dai - grande

Daken-Jutsu - socos, chutes e blocos

denshos - pergaminhos que contêm a história do Ninjutsu, a linhagem de sucessão e a interpretação pessoal que o mestre que os escreveu fazia do Ninjutsu

Do - modo, forma, estilo

Dobutsu-jutsu - A arte de usar animais

Dojo - local de treinamento

dojo kun (regras do dojo) - códigos e condutas que se devem ter em todos os Dojos

Doku-jutsu - Técnicas de envenenar

Fudo Ken - punho fechado

Fudo ken = Tachi ken - Punho fechado e vertical, um golpe de kime (foco) e nage (projeção)

fudoshin - espírito que permanece calmo diante do perigo

Fukiya - zarabatana e dardos, ambos feitos de bambu

Genin - aprendiz

Genjutsu - a arte de ilusão

Geri - chute

Gisôjutsu - pretende ser outro

Gojo gyoku - Explora fraquezas humanas

goshinjutsu - autas técnicas de defesa pessoal

Gotonjutsu - tecnologia de fuga do Ninja

Gyakuteashi - andar ereto com as mãos

Hai - sim

Hai - Sim / eu entendo

Hajime - começo de batalha

Han - meio

Happa Ken - É um golpe de expansão de ar aplicado com as mãos em concha na região dos tímpanos (kasumi), também de forma individual na boca quando aberta

Hara-kiri - Ritual de suícidio, realizando cortando o próprio estômago

Hasso - Ataque

Heihe - estratégia de combate

Heihô - estratégia de guerra

Heiho - táticas de comando

Henso Jutsu - Técnicas secretas de disfarces

Hensôjutsu - disfarces como outra pessoa

hibuki - arma secreta

Hidama - bombas de fumaça

Hiden - técnicas secretas

Hijitsu - artes secretas

Hitsuke - incendiar

Hodoki - fugir, escapar

Hojojutsu - técnicas de amarrar o oponente com corda: consiste em duas partes, sendo um deles o formal de amarrar os presos, segundo o corpo de técnicas a ser utilizada de fato na luta para dominar e amarrar o adversário

Hu - Médio

Icho jutsu - cojunto de técnicas acrobáticas

inponjutsu - a arte de se esconder utilizando o ambiente

Intonjutsu - ocultação, a arte de camuflagem

Jigoku - inferno

Jimmu Tennô - o primeiro imperador do Japão

Jonin - líder

Jukendo - semelhante ao kendô e Naginatado, um esporte mas com base no rifle e combate à baioneta

Junan Taisô - exercício de flexibilidade

Jutsu - arte

Kagashi gakure - Espantalho no campo

Kagashigakurejutsu - A arte de se esconder como um espantalho

Kagegakurejutsu - A arte de usar sombras

Kagejutsu - Invisibilidade

Kageshin - mente quieta

Kajutsu -A arte da artilharia / A arte do fogo

Kakushi Buki Jutsu - arte das armas marciais secretas

Kamae - posição, postura

Kamiz - santuário

Kanmi hen - Análise da estratégia adversária

Kantokusha - chefe ninja feminina

Karumijutsu - a arte de saltar

Karumi-jutsu - a arte que ilumina o corpo; Iluminar o corpo (no sentido de dominar o centro de equilíbrio)

Kata - um conjunto de movimentos, formas

Katanakaji - fabricante de espada longa

Katate - com uma mão

Katonjutsu - Aplicação do elemento fogo

Kayaku-Jutsu - explosivos

keibo - bastão do comprimento de uma espada curta

Keppan - juramento de sangue

Kesa kiri - corte diagonal dado com a espada

Ki - espírito, alma

Kiai-jutsu - a arte de paralisar ou matar um adversário com um grito

Kihon - base

Kikainoshigen - qualquer arma improvisada, como um guarda-chuva

Kikaku Ken - golpe com os chifres de demônio (cabeçada), a parte superior e frontal da cabeça como arma

Kinnyu hen - Composição de agentes

Kintonjutsu - Aplicação do elemento metal

Kiten Ken (shuto) - as mãos abertas em concha com o polegar direcionado para fora, utiliza-se a lateral externa da mão como arma

Kitsune gakure - Camuflagens na água

Ko - pequeno

Ko Ashi - pequenos passos

Kodachi - espada curta

Koho Geri - pontapé para trás

Kokyu - respiração

Koppo Ken - golpe direcionado de forma circular com a a articulação central do polegar pressionando os demais dedos com o punho fechado

Koppojutsu - técnicas para quebrar ossos

Koryu - Tradicional

Koshijutsu - técnicas de ataques aos músculos

Kote - Pulso

Kubin - pescoço

Kuji-in - símbolos, mudras

Kunoichi - ninja feminino

Kuromajutsu - A magia negra japonesa praticada pelos Ninjas

Kushi - pente de madeira

Kyoman - observação

Kyusho - Pontos de pressão

Mae - frontal

Mae Geri - pontapé frontal

Matte - Espere

Mawashi - circular, rotação, rotação

Mawashi Geri - pontapé circular

Me - olho

Meijin - Mestre

Mekiki hen - conhecimento da geografia do local inimigo

Men - Face

Menkyô Kaiden - licença para ensinar

Migi - direita

Mimi - orelha

Miwake hen - Análise das tropas adversárias

Mokuroku - sequencia de técnicas a serem aprendidas por graduação

Mokus - meditar

Mokuso - meditar, meditação

Mokutonjutsu - Aplicação do elemento madeira

Monjin - Discípulo

Morote - ambas as mãos

Mune - Peito

Musha Shugyo - peregrinação guerreira

mushin - sem coração, mente vazia. onde se está presente, mas está invisível

Mute - sem as mãos

Nage - horas, atirar

naginata - alabarda

nawa-jutsu - agrupam-se aqui técnicas de corda de Hojo-Jutsu: Nage Nawa (Corda com aros), Ko Nawa (de 1 metro), Torio Nawa (3 metros), Sageo (cordão), etc.

neko te - unhas metálicas

Ninjutsu - técnicas de espionagem e guerrilhas; praticar ninjutsu não significa necessariamente ser um ninja

Ninpo Inubue - treinamento de animais

Ninpo Mikkyo - Segredos, conhecimento esotérico

Noborijutsu - A arte da escalada

nodowa - garganta

nohara no geiko - treinamento em campo

Noroshijutsu - sinalização com fogos

Nukewaza - Técnicas de Escape

Okuden - Oral / ensino avançado

Okuden - técnicas eficazes

Okushi - mistérios secretos

Omi - actual região de Shiga

Omote - parte externa

omotewaza - técnicas externas

Onshinjutsu - camuflagens, invisibilidade

ou bengala

Rakusha - O homem preguiçoso - quarto método de Gojo

Ryu - Escola, dragão

Saiminjutsu - Hipnose

Sakka - ataque antecipado

Sansajutsu - técnica de ataque distante

Satori - iluminação

Saya - bainha da espada

senjo kumiuchi - forma de agarrar a armadura

senjo-jutsu - táticas, gestão de tropas

Sensei - professor

seppa (suppa) e rappa - nome dado no Japão a pessoas especialistas em guerrilha nas montanhas e campos

Seppuku - suicídio

Shako Ken - Refere-se na utilização das mãos em forma de garra

Shi - dedo

Shichihô - viajar com identidade estrangeira

Shin - coração, mente

Shin Ken - A técnica mais difícil de ser dominada, refere-se a capacidade de golpear com o estado de espírito, neste também encontramos a aplicação do Kiai (grito energético) como instrumento de combate. Nesta técnica pode evitar muitos confrontos diretos, é preciso desenvolver o Fudoshi (coração imutável) e o Zanshin (espírito de alerta).

Shinobi - outro nome para ninja

Shinobi iri - técnica de ataque

Shinobi no Buki - Armas de formação

Shinpi - Mistico

shinyia no geiko - treinamento noturno

Shishin Ken - golpe com o dedo

Shitan Ken - pressão com o polegar

Shito Ken - ataque com o polegar

Shoninki ou Bansenshukai - registros antigos sobre a arte ninja

Shuki Ken - A região do cotovelo com o braço flexionado e punho fechado

Shukla Ken - ataque com o cotovelo

Sohei - soldado sacerdote

soke - criador, grande mestre

Soki Ken - Refere-se na utilização do joelho como arma e instrumento de bloqueio; Também como apoio para alavancas

Soku Gyaku Ken - Utiliza-se o metatarsso do pé com os dedos contraídos para traz. É um golpe de força e focalização, em geral é aplicado com um chute frontal

Soku Yaku Ken - Utilizar o dedão do pé como arma em regiões vulneráveis e macias do corpo

Soren - preparação e treinamento da tropa o movimento, a formação, a criação de um campo e assim por diante

suijohoko-jutsu - organização e preparação do barco, os métodos de produzir e usar as coisas para a passagem dos materiais locais

Suitonjutsu - Aplicação do elemento água

Sumai - uma forma de luta e precursor do sumô, muito mais violento e mais completo

Suneate - caneleira, armadura de perna

Suriashi - passo deslizante

sute no geiko - treinamento especial reservado para alguns alunos

sutemi - com sacrificio do próprio equilibrio

tachi - espada

Tai - corpo

Tai Ken - É a utilização do corpo inteiro como arma em situações iminentes de confronto onde a sobrevivência define a técnica mais eficaz

Tai nejiru - torção

Taihojutsu - técnicas de detenção da polícia

taijutsu (técnicas corporais) - que segue em koppojutsu, Ju jutsu, Kaiten, Ukemi, Negare, Koshijutsu, Kyushojutsu, etc.

Tanuki gakure - Camuflagens na árvore

Tatami - tapete de palha

Te - Mão

Teki - inimigo

Ten mon - Meteorologia, astrologia

Teppo - pistola ou revólver

Toami Jutsu - a utilização de redes de pesca na luta

toate-jutsu (derrotar o inimigo à distância) - atirar areia ou pó especial nos olhos, jogando pedras, cegando por espelhos e assim por diante

Tobi Geri - chute saltado

Toirijutsu - Espionagem em tempos de paz

tokonoma/oshiita - uma alcova, o lugar mais nobre de uma sala

Tonyu hen - observação do inimigo

Tori - atacante, agressor, oponente, adversário

tori-maki - relatórios sagrados

Toshokujutsu - penetrar num país inimigo

Unshin-Jutsu - a arte de se tornar invisível

urawaza - truque dissimulado, técnicas secretas

Uzura gakure - Camuflagens na escuridão

Waragi - sandálias bloco de madeira

Waza - técnica

Yabusame/Kisha-jutsu - arco e flecha sobre cavalo

Yame - pare

Yoi - pronto

Yokoaruki - andar de lado para a esquerda ou direita

yudansha - faixa preta

Yumi - arco japones

Zankanjo Ninja - virtudes, leis e doutrinas

Zanshin - espírito remanescente após uma boa técnica

zen - filosofia que deriva do budismo tradicional. É originaria da Índia e China. Consiste na busca do autoconhecimento.



PROVERBIOS

"Num antigo Mosteiro o Grande Mestre havia falecido, então o conselho dos anciões reuniou-se para decidir quem seria o novo Mestre, reuniram todos os melhores alunos do Grande Mestre, colocaram numa sala e no meio da sala tinha um jarro com uma bela flor, os anciões olharam para todos e disseram: Este é o problema quem conseguir resolver será o novo Mestre, todos ficaram em silêncio olhando atentamente para o jarro com a flor, quando de repente um dos discípulos se levanta, saca a espada e com dois golpes destrói por completo o jarro e a flor, nisso os anciões olharam para os outros e disseram ele é o Novo Mestre, pois não importa o quão belo seja o problema, se é um problema ele tem que ser eliminado..."

"O caminho é conhecido por todos, mas nem todos conhecem o caminho..."

"O ninjutsu não é um espetáculo. Uma demonstração pública de ninjutsu; é em si a negação do shinobi..."

"Os bravos só os são por apenas um instante, como o sonho da tarde dura um momento.

Os fortes no final são sempre destruídos, eles são como poeira ao vento..."

"A vida e a morte são idênticas apenas o Kihaku é verdadeiro..."

"O Ninja se cria pela sabedoria, firma-se pelo entendimento, sustenta-se pelo mistério..."

"Uma pessoa fora de seu centro, é como uma folha ao vento; voa sem direção..."

"Acalmamos a mente, e libertamos o espírito..."

"O maior guerreiro é aquele que vence sem lutar..."

"O homem que conseguir tornar forte seus pontos fracos, se torna invencível..."

"O trabalho dos pés pode vencer, e vencerá qualquer chute ou soco. Sem a ação dos pés, o lutador é como a artilharia que não pode se movimentar...

"Quando os procuramos, não podemos vê-los;

Quando Tentamos ouvi-los, não conseguimos escutá-los;

Quando buscamos senti-los, não nos é possível tocá-los..."

"Conheça teu inimigo como a ti mesmo, e vencerás em mil batalhas..."

"Se desejas ocultar uma das mãos, então mexa ambas as mãos..."

"De inicio um soco é apenas um soco, mas depois de mil socos um soco é mais do que um soco, e depois de 10 mil socos, um soco novamente se torna apenas um soco..."

"O forte não é aquele que vence os outros, mas sim aquele que vence a si mesmo..."

"Derrotar a própria dor, é melhor do que vencer o inimigo. È como vencer 1000 Homens em 10 batalhas..."

"A única coisa a temer é o medo de si mesmo..."

"Tal como o vento toca a superfície do lago, os efeitos do invisível sobre o visível se tornam evidentes..."

"O que é mais submisso do que a água roendo a rocha..."

"O Guerreiro é aquele que possui arma, corpo e mente em plena harmonia..."

"Só se vence o medo dominando a mente..."

"Unir vida e a morte, e às tornar uma única coisa, é torna-se um verdadeiro guerreiro...

Jovem Samurai:

"Um jovem samurai perguntou ao seu mestre: Como me torno o melhor guerreiro? O mestre então respondeu: Estas vendo aquela pedra ali? Então vai até a pedra e xingue bastante. O jovem samurai foi, xingou a pedra, e retornou ao mestre. O mestre perguntou: O que foi que ela fez? O Jovem respondeu: Nada! Então o mestre disse: Pega tua espada e ataque ela, com vários golpes. O jovem destruiu a espada contra a pedra. O jovem samurai retornou ao mestre e disse: Nada Aconteceu! O mestre disse: Para seres o melhor guerreiro, tens que ser como aquela pedra, teres a frieza de não reagir diante de atos e palavras, e te tornarás imbatível..."

"A desonra é como um cicatriz na árvore, cresce com o tempo,

e nunca desaparece..."

"A sabedoria trás contigo os limites do conhecimento"

"Ele não sabia que era impossível; Então ele foi, e realizou."

"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."

"Ninguém planeja fracassar, mas fracassa por não planejar."

Jim Rohn

"Quem domina a própria mente, consegue controlar o ambiente."

"Se não puder fazer tudo, faça tudo que puder."

"O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste."

Norman Vincent Peale

"Virtudes são aquilo que praticamos sem perceber e quando não estamos sendo

observados."

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa

ensinar."

"O caráter de um homem não se define pelo que ele é, mas pelo que ele faz."

"Ficar bravo é fácil, difícil é ficar bravo na hora certa."

"Todo fim é um novo começo."

"Para o triunfo do mal, basta que o bem não faça nada."

"O pessimista vê um dificuldade, enquanto o otimista vê uma oportunidade."

" Uma mente poderosa é algo que transcende toda a realidade".

"Se a boca esconde as palavras, os olhos as revelam".

" Não empunhes a espada para seu inimigo só porque ele te feriu com palavras, mas dê à ele seu desprezo, pois se 1 palavra machuca mais do que 1000 socos, 1 gesto de desprezo pode machucar mais do que 1000 palavras".

" Nunca justifique seus erros com palavras, mas assuma seus erros e repare-os com ações".

" Para que os problemas à sua volta não perturbem sua harmonia interior é preciso ser sereno como um leito de um rio, mas firme e forte como uma rocha.


ONDE TREINAR NINJUTSU VERDADEIRO


• DOJOS BRASIL - www.budokan-ninpo.com.br Representante Nacional: Sensei Paulo

• MSN / Mail: ninjutsudojo@hotmail.com

• DOJO SANTA QUITÉRIA - Academia Atuação - Av. Presidente Arhtur Bernardes, 596 Telefone : 55 041 30260026 - Celular: 55 041 91065575

• DOJO CIC - Academia Shibahara - Rua Ladislau Luka, 154/158 - Cj.Vitória Regia Cic - Curitiba - PR.BR - Telefone: 55 041 35693632 - 55 41 91065575 .

Dojo Budokan_ Rua Pedro Gusso 1443, Capão Raso, Cic.= 91065575. EM FRENTE A FÁBRICA DA KIBOM= DAS 16:00 AS 22:00 SEG QUAR E SEX.

HOMBU DOJO FUJIYAMA: RUA ANITA GARIBALDI 2709 SALA 08 TERÇAS E QUINTAS DAS 19:00 AS 21:00

• DOJO SANTA FELICIDADE - Dojo Akai Ryu - Rua Manoel Ribas , 7796 - Casa 12 - Santa Felicidade - Curitiba - PR. BR - Celular: 55 041 91065575
 

fontes- domínio público :



http://pt.wikipedia.org/wiki/Ninjutsu


http://www.juanhombre.com/NINJA%20INTERNACIONAL%202008/1Parte%20BANDERAS/9%20VERDADES.htm


http://www.ninjutsu.com.br/

Páginas